Maçã/Cepea: Colheita da gala aperta o passo, derrubando os preços

Publicado em 05/02/2021 11:35

Os preços da maçã gala caíram novamente nesta semana (1º a 05/02) nas regiões classificadoras do Sul do País. Isso porque a intensificação da colheita, principalmente em Vacaria (RS) e Fraiburgo (SC), elevou a oferta da fruta no período - não sustentando os altos níveis de preços observados nas primeiras semanas do ano.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram, também, que há um elevado número de pequenos produtores no mercado neste momento, que não possuem capacidade de armazenamento e, por isso, precisam garantir um giro rápido nas suas comercializações - entrando com preços inferiores. Assim, além do recuo no preço, os valores praticados para a gala apresentaram grande dispersão nesta semana.

Na média das regiões classificadoras, a gala 165 Cat 1 registrou desvalorização de 30% no período, sendo vendida a R$ 58,73/cx de 18 kg. Nos próximos dias, os preços da maçã podem continuar caindo, visto que a oferta deve se elevar ainda mais com o início da colheita em São Joaquim (SC). Destaca-se que, visando “aliviar” a oferta doméstica, algumas empresas já deram início às exportações.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hortifruti/Cepea: Fortes chuvas no Sul prejudicam frutas e hortaliças
CEAGESP é ponto de arrecadação para doações ao Rio Grande do Sul
Mandioca/Cepea: Indústria de fécula diminui esmagamento em 9%
Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar