Mandioca/Cepea: Chuvas reduzem processamento e estoques de derivados

Publicado em 19/10/2026 07:01

O excesso de chuva nas principais regiões produtoras de mandioca segue restringindo a oferta de raízes e limitando o processamento nas indústrias de fécula e farinha.

De acordo com o Cepea, a redução da moagem também tem diminuído os estoques de derivados, limitando a pressão baixista e mantendo os preços acima dos registrados no mesmo período de 2025.

Segundo pesquisadores do Cepea, a produção de fécula recuou por quatro semanas consecutivas em todas as regiões acompanhadas. Com estoques escassos, compradores estiveram mais ativos nos últimos dias, buscando recompor posições e se preparar para o fim de ano, período em que ocorrem recessos nas fecularias.

No mercado de farinha de mandioca, segundo o Centro de Pesquisas, o abastecimento de matéria-prima das farinheiras de todas as regiões foi comprometido, com maior impacto sobre as empresas paranaenses. Ao mesmo tempo, a demanda pelo derivado seguiu aumentando, sobretudo por parte de atacadistas dos estados do Nordeste. Apesar desse movimento, os preços reagiram pouco, mantendo as margens apertadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário