Equador deve se tornar o 2º maior produtor de cacau do mundo, diz associação
Por May Angel
LONDRES (Reuters) - O Equador está a caminho de produzir mais de 650.000 toneladas métricas de cacau na próxima temporada (2025/26) e pode ultrapassar Gana como o segundo maior produtor mundial do ingrediente do chocolate, disse o presidente da associação de exportadores de cacau do país.
Ivan Ontaneda, da Anecacao, disse à Reuters por e-mail que, graças ao aumento dos preços mundiais do cacau, os agricultores -- apoiados pelos setores público e privado -- estão investindo cada vez mais em seus lotes e obtendo maiores rendimentos.
Os preços do cacau mais do que dobraram no ano passado, atingindo recordes acima de US$12.000 por tonelada, após colheitas fracassadas e doenças nos produtores da África Ocidental, Costa do Marfim e Gana, que fornecem cerca de metade do cacau do mundo.
Um aumento na produção na América do Sul, onde o Equador é o principal produtor, ajudou a preencher a lacuna no fornecimento, e os preços caíram cerca de um terço este ano. No entanto, eles permanecem em níveis historicamente elevados.
Os agricultores do Equador recebem cerca de 90% do preço mundial, de acordo com Ontaneda, enquanto na Costa do Marfim e em Gana, por outro lado, os agricultores recebem cerca de 60-70% do preço mundial, na melhor das hipóteses.
"A produção do Equador tem apresentado um crescimento constante (há) anos. A produção de Gana tem sido volátil", disse Ontaneda.
Uma pesquisa da Reuters divulgada no início deste mês previu que Gana, que está lutando contra a mineração ilegal de ouro em fazendas de cacau e lidando para controlar a disseminação de doença na lavoura, produzirá 600.000 toneladas de cacau em 2025/26.
O cacau no Equador é cultivado em sistemas agroflorestais que apoiam a biodiversidade e são cruciais para evitar a disseminação de doenças comuns na agricultura de monocultura, como visto na África Ocidental.
Esses sistemas incluem o cultivo de cacau junto com árvores de sombra, plátanos, café e árvores frutíferas.
As fazendas de cacau no Equador estão produzindo atualmente 800 kg por hectare, observou Ontaneda, acrescentando que o país produziu mais de 570.000 toneladas na temporada 2024/25 e espera atingir 800.000 toneladas até o final da década.
A produtividade média de cacau nos países da África Ocidental, incluindo Gana, é de pouco menos de 500 kg por hectare, de acordo com dados do setor.