Plantio do milho 1ª safra é desfavorecido pelas condições de clima, diz Climatempo

Publicado em 28/08/2018 13:34

A presença de uma massa de ar seca e fria sobre grande parte do centro-sul mantém o tempo firme e sem previsão para chuva em, praticamente todo o território nacional. A exceção é apenas para a faixa litorânea do Nordeste e o extremo Norte, que podem ter registros de pancadas de chuva ao longo do dia.

Podem ocorrer algumas pancadas de chuva pontual e de fraca intensidade no Mato Grosso, sendo pouco provável que traga qualquer tipo de prejuízo ou benefícios aos produtores. Assim, com o tempo firme, os produtores podem avançar com os trabalhos de colheita e até mesmo plantio e tratos culturais.

Novo sistema nas áreas produtoras do Sul

A partir desta quarta-feira (29), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e deixa mais uma vez o tempo instável, com chuva generalizadas. A instabilidade irá afetar tanto os trabalhos de campo, como as lavouras que foram prejudicadas pela geada do domingo (26). Com uma planta já debilitada, o excesso de umidade sobre as folhas pode ocasionar um aumento dos índices de doenças, agravando ainda mais a situação das lavouras de trigo e milho.

As próximas quatro semanas serão marcadas pela chuva frequente e em bons volumes em grande parte da Região Sul do país, sendo que toda a parte central e norte deve se manter com tempo firme e sem previsão para chuva generalizada.

Deste modo, a previsão irá inviabilizar os trabalhos de plantio do arroz, atrapalhar o plantio do milho primeira safra e a colheita do trigo em algumas áreas do oeste do Paraná. Já no Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme irá possibilitar o rápido avanço da colheita da cana-de-açúcar e a finalização das colheitas do café e do milho, que entram na reta final, assim como a do algodão do Mato Grosso e no oeste baiano.                               

Perspectiva para a chuva

Somente no final de setembro é previsto o retorno da chuva para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, em especial do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a perspectiva é de que a chuva comece a dar algumas tréguas durante o mês de outubro e possibilitar a realização do plantio do arroz, milho e colheita do trigo.

Tags:

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico