Colheita do milho safrinha avança para 65% no Paraná segundo o Deral

Publicado em 24/07/2019 09:43

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio, colheita e comercialização das principais safras do estado.

O levantamento apontou que 65% do milho safrinha paranaense já foi colhido. Do restante, 95% já estão em maturação e 5% em frutificação.

Deste montante, 74% estão em condições boas, 20% em média e 6% em condições ruins.

Até o momento, 36% do milho segunda safra já foi negociado pelos produtores paranaenses, enquanto 82% do milho de primeira safra já foi vendido no estado.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, confirmou esse avançado das colheitas e passou dados divididos por regiões. "Na região oeste, em Cascavel, a safra já está praticamente terminando, na região noroeste, em torno de Maringá, faltam 30% para colher e na região norte, região de Londrina, podemos colocar que estamos com 50% da área para colher e o clima está sendo muito favorável para colher".

Sobre o aumento de lavouras em condições médias e ruins, a liderança credita a responsabildiade as geadas rigorosas que atingiram o estado, principalmente a região norte onde o milho foi plantado um pouco mais tarde.

Já quando o assunto é produtividade, Bonesi aponta uma safra recorde no Paraná, com a região oeste atingindo entre 350 e 370 sacas por alqueire (entre 128 e 136 sacas por hectare) e produtividades entre 230 e 270 sacas por alqueire (entre 84 e 99 sacas por hectare) na região de Londrina. Um panorama bastante diferente da última safrinha 2018 e da safra de soja 2018/19 em que houve baixa produção devido a problemas climáticos.

Outro fator que anima o produtor paranaense é o recente aumento nos preços de venda para o milho. De acordo com o presidente da Aprosoja, os preços neste momento deram uma caída, até em função desta grande produtividade, mas o produtor conseguiu realizar vendas com altos patamares que vão ajudar a colocar as contas em dia.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja PR:

>> Produtores do PR colhem safrinha de milho excelente e já se preocupam com custo de produção e clima para próxima safra de soja

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico