Produtores do PR colhem safrinha de milho excelente e já se preocupam com custo de produção e clima para próxima safra de soja

Publicado em 23/07/2019 15:29
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Colheita do milho na região oeste do Paraná já está praticamente encerrada e alta produtividade, aliada aos bons preços, garantem lucro após duas safras ruins. Ao mesmo tempo, preparativos para a safra de soja 2019/20 já começaram no estado.

Podcast

Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de Safra de Milho

Download

LOGO nalogo

A colheita do milho safrinha já se encaminha para o final no Paraná. Segundo Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR, a região oeste do estado praticamente já encerrou os trabalhos de colheita, restando 30% da área no Noroeste e 50% na região Norte.

A liderança aponta que os níveis de produtividade atingidos nesta safrinha estão muito bons, com médias entre 350 e 370 sacas por alqueire (entre 128 e 136 sacas por hectare) na região Oeste e diminuindo conforme áreas plantadas mais tarde, mas sempre com bons rendimentos. Nem mesmo as geadas do início do inverno chegaram a comprometer esses números, causando danos apenas na partes que foram plantadas mais tardiamente.

Os bons preços de venda para o cereal também ajudam à garantir uma boa margem de lucro aos produtores, que vinham de dificuldades após uma safrinha de milho 2018 e uma safra de soja 2018/19 com problemas de produtividade após intempéries climáticas.

Já para a próxima safra de soja 2019/20 os produtores paranaense já realizaram a compra de boa parte dos insumos, mas se preocupam com a possibilidade de um novo reajuste na tabela de frete e com a conjuntura econômica nacional.

Bonesi destaca que os produtores devem fechar as compras dos fertilizantes antes de uma nova tabela de fretes ser implantada e revela a preocupação dos agricultores com relação a possibilidade de comprarem os insumos com o dólar alto e vender a soja depois com o dólar mais baixo, além de já terem aflições sobre as condições climáticas e a necessidade de realizar manejos específicos para terem boas produtividades.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • WELLISTON FRANK TEIXEIRA DOUTOR CAMARGO - PR

    Na região Norte do estado (PR) as perdas ultrapassam 30% devido à falta de chuvas no mês de Abril.

    1