Comissão do Mercosul revisa requisitos fitossanitários para milho e mirtilo

Publicado em 22/06/2021 17:32
Os procedimentos passam por revisão, por exemplo, no caso de mudança do status fitossanitário das culturas, devido à introdução de novas pragas na região

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa informa que estão sendo revisados, pela Comissão de Quarentena do Mercosul, os Sub-standards de Requisitos Fitossanitários para Zea mays (milho) e Vaccinium spp. (mirtilo) conforme país de destino e origem, para os Estados-Partes.

Os Sub-standards podem ser revisados, por exemplo, no caso de mudança do status fitossanitário das culturas, devido à introdução de novas pragas na região ou de alteração das medidas a serem exigidas para determinadas pragas. 

A harmonização de requisitos fitossanitários é realizada no Mercosul para diversas culturas agrícolas, hortícolas, frutícolas e florestais, nos quais são estabelecidas as medidas fitossanitárias que os países-membros devem cumprir no comércio intrarregional destes produtos.

As propostas dos textos revisados podem ser consultadas no link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/sanidade-vegetal/analise-de-riscos-de-pragas.

As sugestões às propostas devem ser encaminhadas para dqv.dsv@agricultura.gov.br ou tiago.lohmann@agricultura.gov.br até o dia 15 de julho.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 2,5% nesta segunda-feira com impulso internacional e do RS
Laguna Carapã/MS segue sofrendo com seca e projeção de perdas no milho já passa dos 50%
B3 abre a segunda-feira com futuros do milho elevados
Radar Investimentos: Comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Milho/Cepea: Indicador tem queda real de 13,6% em um ano