Colheita do milho vai à 42% no Rio Grande do Sul, que volta a ter condições de plantio, aponta Emater

Publicado em 03/02/2022 17:36

A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 42% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (03).

Este índice avança 8 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 35% registrados no mesmo período da safra passada e dos 29% da média estadual para as últimas cinco safras.

“A colheita evoluiu para 42% das lavouras, consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal”, destaca o relatório.

Já o plantio, também voltou a avançar e saiu dos 97% da semana anterior para 98% neste último reporte. O mesmo período da safra anterior já registrava 99% semeado e a média das últimas cinco safras é de 100%.

“As chuvas ocorridas entre 24 e 30 de janeiro permitiram a retomada da semeadura, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao Sul do estado”, explica a publicação.

Das lavouras ainda em campo, 21% estão em fase de maturação, 20% em enchimento de grãos, 7% em floração e 10% seguem em germinação ou descanso vegetativo.

“A reposição parcial de umidade nos solos, beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo, florescimento e enchimento de grãos, que totalizam 37% da área cultivada. Os cultivos em maturação alcançam 21% e apresentam estimativa de redução na produtividade inicial”, pontua a Emater.

Já do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho subiu 0,32% ao longo da última semana e encerrou o período valendo R$ 95,71.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em alta com tempo seco no Brasil e plantio desacelerado nos EUA
Preço do milho abre esta quinta-feira (02) com novas altas na Bolsa de Chicago
Milho fecha em alta na CBOT nesta 4ªfeira beneficiado por compras técnicas
Milho passa a operar em alta na tarde desta quarta-feira (01) na CBOT
Milho abre quarta-feira (01) com ampliação das perdas na Bolsa de Chicago