Emater aponta avanço da colheita do milho e estima perdas de 53% da produtividade esperada

Publicado em 17/02/2022 17:43

A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 54% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (17).

Este índice avança 6 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 41% registrados no mesmo período da safra passada e dos 40% da média estadual para as últimas cinco safras.

“Nas lavouras implantadas até a metade do período indicado no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), avançou a colheita, alcançando 54% da área total cultivada. A perda de produtividade, nesses primeiros cultivos, é bastante elevada e consolida a redução de 53% em relação a projetada inicialmente”, destaca o relatório.

Já o plantio, também voltou a avançar e saiu dos 98% da semana anterior para 99% neste último reporte. O mesmo período da safra anterior já registrava 100% semeado e a média das últimas cinco safras é de 100%.

Das lavouras ainda em campo, 19% estão em fase de maturação, 13% em enchimento de grãos, 8% em floração e 6% seguem em germinação ou descanso vegetativo.

“Com a manutenção de condições ambientais mais favoráveis na metade Leste do Estado, as lavouras semeadas mais recentemente, apresentaram um bom estabelecimento inicial e desenvolvimento mais uniforme”, pontua a Emater.

Já do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho caiu 0,95% ao longo da última semana e encerrou o período valendo R$ 94,03.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico