Produtividade do milho gaúcho é 53% menor do que o esperado inicialmente, aponta Emater

Publicado em 18/03/2022 10:39

A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 68% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (17).

Este índice avança 4 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 61% registrados no mesmo período da safra passada e dos 56% da média estadual para as últimas cinco safras.

“A colheita do milho evoluiu lentamente para. O acréscimo de apenas 4% foi condicionado pela ocorrência de chuvas e pela maior atenção à operação em outros cultivos, como a soja e o arroz”, destaca o relatório.

Das lavouras ainda em campo, 17% já estão em fase de maturação, 10% estão em enchimento de grãos, 3% em floração e 2% seguem em germinação ou descanso vegetativo.

“A produtividade estimada permanece em 3.428 kg/ha (57,13 sc/ha), representando um decréscimo de 53% da projetada inicialmente. A melhoria nas condições ambientais, durante o mês de março favoreceu 15% dos cultivos que estão em estágios vegetativo, em florescimento e em enchimento de grãos. As áreas em maturação permanecem pouco afetadas pelas precipitações”, detalha a Emater.

Do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho subiu 0,55% ao longo da última semana e encerrou o período valendo R$ 93,82.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais