Índice de lavouras de milho boas cai no Paraná com destaque para a cigarrinha e o enfezamento

Publicado em 07/06/2022 15:01

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.    

O relatório semanal apontou que 26% das lavouras de segunda safra já entraram em fase de maturação, enquanto 64% estão em frutificação, 9% em floração e 1% segue em descanso vegetativo.   

Algumas regiões já iniciaram a colheita da safrinha, mas em uma área que ainda não corresponde à 1% do total semeado de 2.732.678 hectares. Ponta Grossa já colheu 4% do seu total, enquanto Campo Mourão, Cascavel e Maringá colheram 1%.  

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 80% das lavouras como em boas condições, 17% em médias e apenas 3% em ruins.   

As regionais com mais reportes de lavouras em condições ruins são Laranjeiras do Sul (10%), Cascavel (9%), Toledo (8%), Umuarama e Francisco Beltrão (5%) e Campo Mourão (1%).  

Os técnicos do Deral destacam que na região de Cascavel, “as culturas de milho encontram-se em fase final de ciclo e colheita, com relatos de possível redução de produtividade e qualidade devido às intempéries ocorridas, como geada e excesso de umidade, e ao ataque de pragas e doenças, com destaque para o inseto vetor “cigarrinha-do-milho” e a incidência de enfezamento”. 

A publicação também destaca lavouras apresentando sintomas de enzamentos nas regionais de Cianorte e Pato Branco, onde os produtores mencionam a presença de cigarrinha.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 realiza lucros nesta sexta-feira, mas acumula valorização semanal para o milho
Foco do produtor na soja ajuda a reduzir oferta de milho e traz suporte para cotações no Brasil
Futuros do milho abrem a sexta-feira com poucas movimentações em Chicago
Colheita do milho avança para 35% da área total cultivada no Rio Grande do Sul
Futuros do milho seguem subindo na B3 e Brandalizze vê espaço para mais ganhos
Brasil fecha janeiro/26 exportando mais milho do que o registrado em janeiro/25