Deral aponta colheita do milho safrinha em 91% no Paraná enquanto plantio de verão vai à 7%

Publicado em 30/08/2022 13:25

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.               

O relatório semanal apontou que 91% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, os 100% de área restante estão em maturação.      

As regiões mais atrasadas nas atividades são Jacarezinho (48%), Paranavaí (50%) e Cornélio Procópio (72%). 

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 66% das lavouras como em boas condições, 27% em médias e 7% em ruins.      

Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho, com 7% da área já semeada, com 90% das lavouras em germinação e 10% já em desenvolvimento vegetativo. No total, o estado deve cultivar 406.446 hectares. 

As localidades mais adiantadas no plantio são Francisco Beltrão (40%), Laranjeiras do Sul (19%), Ponta Grossa (15%) e Pato Branco (5%). 

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que foram retomados gradativamente os trabalhos de colheita na região Norte, com relatos de perdas em decorrência da estiagem e do ataque de cigarrinhas. 

Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, a colheita se aproxima do fim com rendimento bastante variado. “Em Toledo vão se confirmando produtividades abaixo do esperado”. 

Os rendimentos também estão abaixo do esperado na região Noroeste, devido ao ataque de cigarrinhas e as condições climáticas. 

Na região Sul, os trabalhos de colheita já estão finalizados na maior parte das áreas, restando apenas pequenas parcelas, assim como na região Sudoeste. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Perto de começar a colheita do milho, Montividiu/GO espera queda de até 35% na produtividade
Colheita da safrinha de milho começa de maneira pontual em diversos estados
Famasul indica que mais de 40% do milho do MS não está em boas condições e alerta para seca, granizo e geada
Futuros do milho abrem a 4ªfeira em alta na B3 e nov/24 volta aos R$ 66,00
Radar Investimentos: o contrato com vencimento em maio perdeu R$ 1,35 por arroba