Presidente mexicano diz que governo não pode comprar milho transgênico dos EUA

Publicado em 09/11/2022 15:20

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O governo do México não pode comprar milho amarelo dos Estados Unidos porque não quer milho geneticamente modificado, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador na quarta-feira.

Os Estados Unidos queriam vender mais milho amarelo ao México e o país recusou, disse López Obrador em uma coletiva de imprensa regular.

“Existe um mercado para isso, mas o governo não pode fazer uma compra porque não queremos transgênicos”, disse López Obrador, citando suposta falta de investigação científica sobre seus efeitos.

“Somos um país livre soberano”, acrescentou.

O México tem um decreto presidencial que visa banir o milho geneticamente modificado em 2024 e eliminar gradualmente o herbicida glifosato, encontrado no Roundup, da Bayer.

O país importa cerca de 17 milhões de toneladas de milho dos Estados Unidos por ano e está a caminho de importar ainda mais este ano, disseram especialistas. Os lobbies agrícolas norte-americanos insistem que a proibição causará bilhões de dólares em danos econômicos.

A representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, discutiu as diferenças com o México sobre seu setor de energia e as exportações de milho do país em uma reunião virtual no início de novembro, destacando “a importância de evitar uma interrupção nas exportações de milho dos Estados Unidos”.

(Por Valentine Hilaire)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira