Arco Norte ganha protagonismo nas exportações de milho no Mato Grosso

Publicado em 16/11/2022 11:08

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a comercialização para a safra de milho 2021/22. 

Os dados do Instituto e da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) apontam que 14,03 milhões de toneladas de milho foram enviadas pelo Mato Grosso para outros países no acumulado entre julho e outubro de 2022. 

Esse volume é 64,55% maior do que o registrado na mesma janela da safra passada. “O incremento é reflexo da queda na produtividade da temporada 2020/21, a produção recorde e o aumento da demanda pelo cereal”, explica. 

O destaque da temporada fica por conta de uma mudança de rota de escoamento do estado, com a participação do Arco Norte crescendo 6,46 pontos percentuais e já totalizando 54,12% do volume exportado. Enquanto isso, o Arco Sul caiu dos 52,24% da safra passada para 45,88% na atual janela. 

“Esse movimento se justifica pelo aumento da produção na região norte de Mato Grosso, próxima ao Arco Norte, e investimentos em logística nos portos e rodovias, que tornaram o arco mais atrativo para o escoamento”, afirma o Imea.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico