Plantio do milho volta a avançar na Argentina, mas ainda à espera de novas chuvas

Publicado em 01/12/2022 15:44

Nesta quinta-feira (24), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou 1,6 pontos percentuais na semana e atingiu 25,4% da projeção de 7,3 milhões de hectares.      

“Durante a última semana, iniciou-se o plantio de milho tardio para grãos comerciais no centro da área agrícola nacional. Apesar de revelar umidade apertada nos primeiros centímetros do perfil em regiões-chave para o cereal, os produtores iniciaram o plantio enquanto aguardavam novas chuvas”.     

A publicação destaca que, parte da área agrícola começou a dar sinais de deficiência de reservas hídricas. “Diante desse cenário, novas chuvas são necessárias para melhorar os níveis de umidade nos perfis e sustentar a demanda das lavouras”.  

Por outro lado, nas províncias de Santa Fe e Entre Ríos, parte dos primeiros plantios passa pelo período de definição de rendimento em condições regulares, o que pode afetar seu potencial de rendimento. “Finalmente, o nosso relatório agroclimático menciona a possibilidade de uma frente de tempestade gerar chuva no centro e norte do país”. 

No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 14% em condições boas ou excelentes, 61% normais e 25% regulares ou ruins. Além disso, 70% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 30% regular ou seca.     

condições do milho argentina 01 de dezembro 2022 bcba

Na semana passada, esses índices eram de 12% boas ou excelentes, 63% médias e 25% ruins. Do lado das condições hídricas, 68% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 32% com regulares ou secas.   

A publicação ainda destaca que, “na zona Centro-Norte de Santa Fé registram-se as praças mais avançadas do cereal. A falta de chuvas significativas durante parte da estação de crescimento do cereal diminui o potencial de rendimento nesta região. Nos Núcleos Norte e Sul, foram levantadas as primeiras semeaduras de plantios tardios, enquanto as praças precoces expandem folhas. Em direção à província de Córdoba, está sendo realizada a refertilização dos primeiros lotes”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico