Colheita do milho no Paraná encontra perdas nas regiões Oeste e Sudoeste, mas bons rendimentos no Sul, diz Deral

Publicado em 14/02/2023 15:04

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.   

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 12% do total estimado, com 26% das lavouras já em descanso vegetativo e 74% ainda em germinação.   

O plantio está mais avançado nas regionais de União da Vitória (100%), Irati (85%), Pato Branco (80%), Guarapuava (70%), Francisco Beltrão (30%), Toledo (28%), Pitanga e Ponta Grossa (20%). 

Os técnicos do Deral classificam 100% das lavouras como em boas condições.  

Já nas áreas da primeira safra, 7% do total foi colhido até o momento, enquanto 43% estão em maturação, 52% em frutificação, 3% em floração e os 2% restantes em descanso vegetativo.   

Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 15% em médias e 2% tiveram avaliação ruim. 

As regiões mais adiantadas na colheita são Francisco Beltrão (80%), Paranaguá (25%), Umuarama (20%), Pato Branco (15%) e Campo Mourão (15%). 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a primeira safra de milho está na fase final de frutificação, avançando para maturação, e começando a colheita em algumas partes das regiões Norte e Centro-Oeste. 

Há relatos de perdas na produtividade do milho verão nas regiões Oeste e Sudoeste, enquanto o plantio da safrinha também está sendo realizado. “Atualmente, há umidade suficiente para o plantio, mas a região precisa de chuvas nos próximos dias para otimizar o desenvolvimento das culturas”, diz o relatório. 

Na região Sul, a colheita começou em algumas áreas com resultados surpreendentes. “Esperava-se que o excesso de chuvas e as temperaturas abaixo da média afetassem o desenvolvimento das lavouras, porém as produtividades estão acima do esperado”, destaca. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho acumula alta semanal de até 3,8% na B3
Milho: USDA estima safra 2024/25 mundial menor do que a anterior
Segurar o milho para a virada de 2024 para 2025 pode ser boa estratégia, destaca analista
Apesar de atraso no plantio e chuvas irregulares no início, desenvolvimento do milho safrinha segue positivo em Mineiros (GO), aponta produtor
Preços do milho começam a sexta-feira com movimentações positivas na B3