Com colheita em 61%, Emater reduz safra de milho do RS em 41%

Publicado em 09/03/2023 17:38

Até esta quinta-feira (09), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam colhido 61% dos 810.380 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23, tamanho 2,57% do estimado inicialmente. Este patamar é inferior aos 64% registrados no mesmo período da temporada passada, mas superior aos 54% da média das últimas cinco safras.            

Neste momento, 13% das lavouras já avançaram para a fase de maturação, 13% estão em enchimento de grãos, 7% em floração e os 6% restantes seguem em germinação e descanso vegetativo.       

Os técnicos da Emater destacam que, após uma nova avaliação realizada em lavouras gaúchas de 458 munícipios, houve uma redução de 39,49% na produtividade inicial de 7.337 quilos por hectare, sendo reduzida para 4.440 kg/ha.  

Desta forma, a produção de milho no Rio Grande do Sul foi reestimada para 3.597.897 toneladas, representando um decréscimo de 41,05%. 

“A redução de produtividade é decorrente, majoritariamente, da insuficiência de umidade nos solos entre dezembro e fevereiro, período que culminou, em grande parte dos plantios, a fase reprodutiva, crítica para a manutenção de potencial produtivo das lavouras. A irregularidade das chuvas provocou desigualdade em relação à perda no potencial produtivo entre as regiões do Estado. A época de plantio também interferiu no índice de perdas, como é possível observar nas lavouras semeadas no início do período recomendado, que foram as mais prejudicadas", explica a Emater. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira