Avanço no plantio do milho no Mato Grosso impulsiona aceleração da comercialização no estado, aponta Imea

Publicado em 14/03/2023 11:28

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que houve avanço de 4,87 pontos percentuais na comercialização da safra 2022/23 ao longo de fevereiro, chegando ao patamar de 30,04% do total esperado da produção. 

“Esse incremento se deu devido ao otimismo em relação a produção, uma vez que cerca de 80,00% das lavouras em MT foram semeadas dentro da janela ideal”, explicam os técnicos do Imea. 

Já o preço negociado, registrou recuo de 3,07% ante janeiro, ficando em R$ 59,02 por saca. A diminuição de patamar se deu pelas quedas de cotações na Bolsa de Chicago. 

Olhando para a safra 2023/24, apenas 1,78% do total esperado para a safra foi negociado, um atraso de 4,73 pontos percentuais em relação ao mesmo período para a temporada 22/23. 

“Essa demora nas negociações está atrelada ao atraso na comercialização dos insumos, visto que as primeiras vendas são realizadas em forma de barter, e já é observado um atraso das comercializações no estado”, diz o boletim. 

Plantio 

O Instituto também atualizou o avanço dos trabalhos de plantio do milho no Mato Grosso, que chegaram à 96,44% até a última sexta-feira (10). 

Este patamar representa atraso de 1,51 pontos percentuais com relação ao mesmo período da safra anterior, mas está 0,18 pontos percentuais a frente da média das últimas cinco temporadas. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico