Conab: Restam menos de 20% para encerrar colheita do milho verão; colheita da safrinha avança lentamente

Publicado em 30/05/2023 09:46

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho de primeira e de segunda safra no Brasil.             

Olhando para a safra de verão, os técnicos da Conab apontam que 81,8% do total já foi colhido, com destaque para São Paulo e Santa Catarina (100%), Minas Gerais (99%), Paraná (98%), Rio Grande do Sul (93%), Goiás (92,6%), Bahia (73%), Piauí (35%) e Maranhão (34%). Na semana passada a colheita da primeira safra estava em 77,2%, mas já era de 85% no mesmo período da safra anterior.   

Além das 81,8% de lavouras colhidas, a Conab aponta que 17,4% já estão em maturação e apenas 0,7% ainda em enchimento de grãos.   

Já para a segunda safra brasileira, a companhia indica que a colheita avançou pouco, saindo dos 0,2% de lavouras já retiradas do campo na semana passada, para 0,4% do total. No mesmo período do ano passado, as atividades estavam com 0,6%.

Até o momento, o restante das lavouras de milho se divide com 36,3% já em maturação, 55,8% em enchimento de grãos, 13,2% em floração e 5,9% ainda em desenvolvimento vegetativo.  

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha com leves quedas em Chicago, enquanto B3 mantém ganhos nesta terça-feira
Exportações de milho começam outubro sem acelerar após setembro fraco
Milho tenta recuperação em Chicago, enquanto B3 opera majoritariamente em alta nesta terça-feira
Colheita de milho da China deve crescer; milho dos EUA “ainda não é opção”, diz diretor da Cofco Futures
Excesso de umidade pode alongar ciclo do milho verão e alterar janela da safrinha no PR
Milho recua em Chicago nesta terça-feira com mercado atento ao clima e à colheita dos EUA