Imea: mesmo com redução no custo de produção, preço do milho não cobre as despesas no Mato Grosso

Publicado em 20/06/2023 11:30
Valor médio da saca de milho no MT é 22,9% menor do que o ponto de equilíbrio

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que as o Custo Operacional Efetivo (COE) do milho no Mato Grosso recuou 0,72% ante ao levantamento do mês anterior. 

“Essa queda no COE foi puxada pela retração do arrendamento -3,90%, operações mecanizadas -1,86% e insumos -0.34% (semente, fertilizantes, corretivos e defensivos) ante a abril/23”, detalha a publicação. 

Ao mesmo tempo, o preço comercializado do milho no estado para safra 2023/24 apresentou desvalorização significativa no último mês, ficando em R$ 32,78 a saca. Assim, o Ponto de Equilíbrio para cobrir os custos com o COE ficou em R$ 42,52/sc, diferença de 22,91%. 

“Dessa forma, é possível notar que o preço do milho já não cobre as despesas com o COE. Assim, considerando esse cenário de preços abaixo do P.E., seria necessário que o rendimento para a próxima temporada atingisse pelo menos 142,76 sc/ha para que um produtor modal consiga fechar os seus custos com o COE”, dizem os técnicos do Imea. 

COLHEITA 

Enquanto isso, a colheita da safra de milho segue avançando no Mato Grosso. O novo levantamento do Imea aponta que 8,35% das lavouras já foram colhidas no estado. 

No mesmo período da safra passada este índice era de 16,61% e na média dos últimos cinco anos era de 25,57%.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado
Milho sente pressão do petróleo e fecha segunda-feira caindo até 1,2% em Chicago
Brasil exportou 14% mais milho por dia em março/26 do que o registrado em março/25
Cotações do milho em Chicago recuam nesta segunda-feira após adiamento dos ataques dos EUA no Irã