Restando poucas aéreas para fechar plantio do milho, Deral já indica perda de produtividade em algumas regiões do Paraná

Publicado em 21/11/2023 15:35

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                  

De acordo com o levantamento o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 96% da semana passada para 98% das lavouras já semeadas, sendo 2% em germinação, 66% em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração e 5% já na fase de frutificação.      

As únicas regiões que ainda não encerraram a semeadura são União da Vitória (90%), Curitiba (93%) e Ivaiporã (98%). 

Os técnicos do Deral classificaram 79% das lavouras em boas condições de desenvolvimento, 17% em médias e 4% em ruins. 

As regionais com mais índices de lavouras consideradas ruins são União da Vitória (50%), Pato Branco (15%), Francisco Beltrão (10%) e Laranjeiras do Sul (5%).           

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras seguem com bom desenvolvimento e entrando na fase de florescimento nas regiões Norte, Oeste e Centro-Oeste. 

Já na região Sudoeste, foram observadas doenças decorrentes da alta umidade. “É evidente que o potencial produtivo da safra de verão já está comprometido em certo grau, e a continuidade dessas condições climáticas adversas vai agravar ainda mais essa situação”, destaca o Deral. 

Na região Sul, o alerta é para o intenso ataque de percevejos nas lavouras em fase de floração. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará