Colheita do milho verão avança para 4,2% ficando a frente do mesmo período do ano passado, indica Conab

Publicado em 09/01/2024 10:19 e atualizado em 09/01/2024 10:54
Ao mesmo tempo, plantio da primeira safra chega à 84,3% no Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 no Brasil.                      

O plantio da primeira safra 23/24 está avançando pelo Brasil, saindo dos 80,4% da semana passada e indo para 84,3% do total previsto, o que fica atrás dos 90,1% do mesmo período da safra passada.            

Os estados mais avançados nas atividades são Paraná, São Paulo e Santa Catarina (100%), Minas Gerais (99,6%), Goiás (95%), Rio Grande do Sul (92%), Bahia (86%), Maranhão (37%) e Piauí (30%).  

Ao mesmo tempo, a Conab indica que os trabalhos de colheita do milho verão já foram efetuados em 4,2% das lavouras, avançando dos 0,9% da semana passada e ficando à frente do 1% do mesmo período do ano passado.     

Os estados que já começaram a colher foram Rio Grande do Sul (16%) e Santa Catarina (3%).   

As lavouras de milho primeira safra se dividem em 5,6% em fase de emergência, 37,6% em desenvolvimento vegetativo, 17,2% em floração, 20,7% em enchimento de grãos, 14,7% em maturação e 4,2% já sendo colhidas.  

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China vai demandar mais alimentos nos próximos anos e Brasil terá papel fundamental nesse cenário
Chicago devolve parte dos ganhos dos últimos dias e futuros do milho operam levemente negativos
Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago