Embarques planejados de milho da Argentina atingem máxima de 5 anos, diz bolsa

Publicado em 08/03/2024 17:24

BUENOS AIRES (Reuters) - As exportações de milho programadas da Argentina atingiram seus níveis mais altos em pelo menos cinco anos no início de 2024, informou a bolsa de grãos de Rosário na sexta-feira, com 1,9 milhão de toneladas métricas, impulsionadas por estoques remanescentes da temporada anterior, em meio à expectativa de grande safra.

A bolsa prevê que a temporada 2023/24 produzirá uma safra recorde de 57 milhões de toneladas métricas, ajudada por chuvas favoráveis. Os agricultores do país sul-americano, o terceiro maior fornecedor mundial, começaram a colher a safra na semana passada.

O número, baseado em dados de agências de navegação de 6 de março, indica o maior volume comprometido visto pelo menos nos últimos cinco anos, disse a bolsa em um relatório semanal.

Em 1º de março, o primeiro dia da campanha comercial, a bolsa disse que os armazéns estocavam cerca de 9,6 milhões de toneladas métricas de milho, um "carryover" da temporada anterior cerca de 10% acima da média dos últimos cinco anos.

Isso se compara a estoques de 10,3 milhões de toneladas métricas na temporada 2022/23, apesar de uma seca histórica que devastou as colheitas do ano passado. A bolsa disse que as reservas permaneceram altas graças a um ajuste das exportações e à demanda doméstica estável.

O esmagamento de soja também teve uma forte recuperação em fevereiro, acrescentou a bolsa, com a atividade aumentando 17% em relação ao ano anterior, apesar de uma contração de 5% em relação ao mês anterior.

A bolsa prevê uma colheita de soja de cerca de 49,5 milhões de toneladas métricas.

(Por Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico