Milho: Plantio da safrinha chega em 9% no Paraná, enquanto colheita de verão vai à 5%

Publicado em 28/01/2025 14:06

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.      

Para a segunda safra, 9% das lavouras estimadas já foram semeadas no estado, se dividindo entre 77% ainda em germinação e 23% já na fase de desenvolvimento vegetativo. Os técnicos do Deral classificaram ainda 96% dessa área como em boas condições e 4% como médias.  

“O plantio do milho de inverno está ocorrendo lentamente devido à irregularidade das chuvas, e algumas áreas plantadas enfrentam dificuldades com a germinação. O replantio de algumas áreas já é uma possibilidade”, relatam os técnicos do Deral.  

“O aumento na área semeada foi maior do que o estimado anteriormente, e só não será mais expressivo devido à falta de sementes”, acrescenta a publicação.                            

Já para a safra de milho verão, 5% das lavouras já foram colhidas, com o restante se dividindo entre 1% ainda em desenvolvimento vegetativo, 2% em floração, 41% em frutificação e 56% já em maturação. Das áreas ainda em campo, 93% estão em boas condições e 7% em médias. 

“A colheita do milho 1ª safra iniciou em mais municípios, mas ainda está sendo preterida em função de outros trabalhos de campo. As condições climáticas têm sido favoráveis para a formação dos grãos, e há expectativa de que a produção supere a previsão em muitas lavouras”, diz o Deral.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025
Milho recua em Chicago nesta quarta-feira, após USDA dentro do esperado
Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões