Imea oficializa término da colheita do milho no Mato Grosso e aponta valorização dos preços

Publicado em 26/08/2025 10:38
Cotações atuais estão 11,4% maiores do que as do mesmo período de 2024

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que, apesar da maior oferta de milho, motivada pela finalização dos trabalhos a campo no estado, o preço disponível do cereal registrou valorização de 0,27% na última semana, sendo cotado a R$ 43,03/sc. 

“Esse movimento de alta foi sustentado pelo maior apetite das indústrias (etanol e ração animal), aliada à valorização do dólar e a firmeza dos contratos futuros em Chicago”, explica o relatório. 

Os técnicos do Imea também apontam que no comparativo anual, as cotações do milho no Mato Grosso estão 11,46% acima neste momento do que o registrado no mesmo período de 2024. 

Daqui para a frente as projeções são boas, já que “a demanda das indústrias tende a ser mais intensa no início do segundo semestre do ano”, afirma o Instituto. 

“Apesar disso, uma safra cheia nos EUA pode reduzir a atratividade do milho brasileiro no mercado externo, já que os preços americanos tendem a ficar mais competitivos. Dessa forma, apesar da recente valorização, o cenário de preços segue marcado por incertezas, principalmente diante da combinação entre maior oferta interna e expectativa de ampla disponibilidade no mercado mundial no 2º semestre”, ressalta a publicação. 

COLHEITA FINALIZADA 

O Imea também oficializou o encerramento da colheita da segunda safra de milho no estado com duas semanas de atraso em relação a temporada passada. 

A demora se deu por “fatores climáticos que postergaram o início da colheita da soja e a semeadura do milho de segunda safra. O atraso só não foi maior devido à intensificação da colheita na 2ª quinzena de julho, apesar de ter havido chuvas pontuais até mesmo em agosto, algo que não é comum em MT”, explicam os técnicos. 

Já do ponto de vista do desenvolvimento das lavouras, as precipitações prolongadas favoreceram o desenvolvimento das áreas, inclusive dos talhões que foram semeadas fora da janela ideal, refletindo positivamente nos rendimentos da temporada. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago
3tentos atualiza projeções e anuncia, no 3tentos Day, nova indústria de processamento de milho no Pará