Milho: Plantio da safrinha chega em 12% no Brasil com colheita de verão indo para 8,6%, aponta Conab

Publicado em 03/02/2026 08:48

As atividades nas lavouras de milho segunda safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (24), 12% das áreas de safrinha já foram semeadas.             

O índice subiu dos 5,9% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 5,3% do mesmo período de 2024, mas abaixo dos 14% da média dos últimos cinco anos.     

Até aqui, Mato Grosso já semeou 22,1% da área, Tocantins 8%, Paraná 6%, Minas Gerais 4%, Mato Grosso do Sul 2% e Goiás 1%. Cerca de 50% da área ainda está em fase de emergência e 50% já avançou para desenvolvimento vegetativo.   

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão seguem avançando, saindo dos 7,4% da semana passada para 8,6%. O índice é inferior aos 10,5% do ano passado e aos 12,3% da média dos últimos 5 anos.   

Até agora, o Rio Grande do Sul colheu 33% da área, Santa Catarina 5,5% e Paraná 3%. Os demais estados ainda não iniciaram a colheita. Enquanto isso, 20,9% das áreas já estão em maturação, 38,8% em enchimento de grão, 13,3% em floração, 15,4% em desenvolvimento vegetativo e 3% ainda em emergência.   

Os técnicos da Conab destacam que a maioria das lavouras se encontra nos estádios reprodutivos e em boas condições em Minas Gerais, assim como na Bahia, ondem as condições climáticas seguem favorecendo as lavouras. 

No Rio Grande do Sul, o tempo seco do início da semana favoreceu o avanço da colheita no estado. As condições mais secas também atuaram para acelerar a maturação do cereal no Paraná. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho no Mato Grosso caiu 1,3% na última semana e atingiu média de R$ 46,66, diz Imea
Ainda de olho no dólar, futuros do milho abrem a terça-feira subindo em Chicago
Milho: Plantio da safrinha chega em 12% no Brasil com colheita de verão indo para 8,6%, aponta Conab
Mesmo com cenário negativo, milho fecha segunda-feira com leves ganhos na B3
Futuros do milho seguem pressionados em Chicago ao longo desta segunda-feira
Recuperação do dólar pesa e futuros do milho abrem a segunda-feira recuando em Chicago