HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Conab indica começo oficial da colheita do milho verão

Publicado em 06/01/2026 11:26
Atividades estão atrás do mesmo período do ano passado e da média dos últimos cinco anos

Logotipo Notícias Agrícolas

As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (3), 88,3% das áreas de verão já haviam sido semeadas.             

O índice subiu dos 85,6% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 83,7% do mesmo período de 2024 e a dos 83,1% da média dos últimos cinco anos.            

Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás já finalizaram as atividades, seguidos por Bahia (98%), Rio Grande do Sul (95%), Piauí (50%) e Maranhão (39%).   

Até aqui, 3,4% das áreas ainda estão em emergência, 41,2% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 22,3% estão em floração, 24% avançaram para enchimento de grãos e 3% já chegaram na maturação. 

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão também já começaram, com 0,7% da área total brasileira já retirada de campo, índice que é menor do que o 1,1% da safra passada e dos 2,3% da média de cinco anos. 

Os técnicos da Conab destacam que, apesar da persistência das chuvas a colheita foi iniciada no Rio Grande do Sul com boas produtividades sendo obtidas. 

Enquanto isso, a semana foi marcada por forte calor nas regiões produtoras em Minas Gerais, o que pode favorecer a proliferação de pragas. 

Na Bahia, as boas condições climáticas continuam a favorecer a cultura. No Paraná e no Piauí as precipitações favorecem o desenvolvimento das lavouras. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário