DA REDAÇÃO: Silvio Porto é exonerado da diretoria da Conab
Após acusações de desvio de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab, Silvio Porto não é mais responsável pela diretoria da companhia. A exoneração de Porto foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União e assinada pela presidente da república, Dilma Rousseff, como exigido pela Conab.
Segundo a repórter Daniela Castro, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, esta seria a única forma de saída de Porto caso ele próprio não pedisse para sair do cargo.
A investigação de desvios de recursos, feita pela Polícia Federal, estourou em setembro, mas o ex-diretor sempre alegou inocência. Porto estava na direção da Conab desde 2003, primeiro ano de mandato do presidente Lula.
Nesta quarta-feira (22), o engenheiro agrônomo João Marcelo Intini, assessor parlamentar do PT para assuntos agrícolas, assume o cargo. Intini não está ligado ao quadro da Conab, mas possui experiência no Programa de Aquisição de Alimentos, como aponta Daniela.