Lira diz que governo pode vender ações para deixar de ser majoritário na Petrobras

Publicado em 27/05/2022 09:56

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira que o governo federal pode, por meio de um projeto de lei enviado ao Congresso e em uma discussão rápida, vender as ações que têm da Petrobras e deixar de ser o sócio majoritário da estatal petrolífera.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Lira aventou essa possibilidade após ter sido questionado sobre o avanço de uma proposta no Legislativo para privatizar a Petrobras.

O presidente da Câmara, que repetiu duras críticas à estatal em meio aos reajustes constantes nos preços dos combustíveis e aos elevados lucros da empresa, indicou que uma privatização não deve ocorrer neste ano.

Ele questionou se seria possível, em um país polarizado como está o Brasil, votar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para a privatização da Petrobras. Segundo ele, o tempo talvez seja inadequado e muito curto.

A elevação constante dos preços dos combustíveis tem sido o principal motor para a alta da inflação, que está em 12% no acumulado em 12 meses, e tem sido uma pedra no sapato do presidente Jair Bolsonaro, afetando sua popularidade a cinco meses das eleições, quando ele tentará obter um novo mandato. Lira é um dos principais aliados do presidente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Possível alta do IOF para reforçar caixa do governo leva FPA a reagir em defesa do setor produtivo
Lei amplia garantias para financiamentos do Pronaf
Mapa discute demandas do setor orizícola do Rio Grande do Sul com entidades instituições financeiras
Comissão de Relações Exteriores aprova proposta de proteção ao consumidor do Mercosul
Setor produtivo entrega à Coalizão de Frentes manifesto pela modernização da jornada de trabalho no Brasil
Aprosoja MS: Nova lei reduz incentivos fiscais federais e pode elevar custos para produtores rurais a partir de 2026