Interior de SP também vive drama de demarcação de terras indígenas

Publicado em 19/03/2013 11:58
Com o objetivo de recuperação de área de ocupação tradicional dos índios Guarani, a FUNAI, deste 2007, entrou com processo para a desapropriação de 3.500 alqueires de território nos municípios de Barão de Antonina e Itaporanga, na região de Avaré, sudoeste do estado de São Paulo. No entanto, as duas cidades vivem situações diferentes.

Segundo Valdir Leme, assessor do prefeito de Barão de Antonina, o levantamento foi autorizado pelo governo, mas o processo ainda se encontra em andamento, não havendo a apropriação de fato das áreas demarcadas. A área pleiteada pela FUNAI na cidade é de 2 mil alqueires, o que representa 1/3 do território total.

Leme alerta que 140 famílias perderão suas terras caso haja a ocupação, mas que o município ainda espera o prazo de defesa para entrar com processo contra a ação. Em 2011, o deputado estadual Dr. Ulysses Mário Tassinari já havia entrado com um pedido de intervenção na Secretaria Estadual da Casa CIvil.

Alguns produtores da cidade, como Luís Carlos Rama, buscam suas próprias saídas para salvar suas terras. Rama, proprietário de 51 alqueires, encaminhou um relato para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para defender sua situação. "Nossas propriedades perderam o valor. Ninguém as compra", escreve o produtor em sua mensagem ao CNJ.

Em Itaporanga, por outro lado, a situação não causa tantos problemas aos produtores. De acordo com Abraão Alves de Castilho, supervisor da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a Igreja, detentora de 80% das terras do município, entrou em acordo com os indígenas, que se encontram alojados sem nenhum tipo de transtorno.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos