Mercado financeiro eleva previsão de inflação para 2014

Publicado em 06/05/2013 11:30
Economistas esperam alta de 5,76% do IPCA. Já estimativas de inflação e alta dos juros em 2013 ficaram inalteradas. Boletim Focus reduziu expectativas de crescimento da indústria em 2013 e 2014.
O mercado financeiro elevou de 5,71% para 5,76% sua projeção de alta da inflação em 2014. É o que indica a pesquisa semanal Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Já para este ano, a perspectiva foi mantida em 5,7%. Levando em conta o último relatório, a previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa básica de juros, a Selic, também ficaram inalteradas.

Para os analistas, a economia brasileira deve crescer 3% neste ano e 3,5% no ano que vem. Já a Selic deve ser elevada dos atuais 7,5% ao ano para 8,25% até o fim de dezembro.

Segundo a análise do chamado top 5, que reúne os economistas que mais costumam acertar suas previsões, a inflação deve ser maior que a projeção geral: o IPCA deve ter alta de 5,76% neste ano.

Neste mês, a inflação pelo IPCA deve ser de 0,31%. Há uma semana, o mercado financeiro esperava uma inflação de 0,31% no período - o mesmo valor foi projetado pelos analistas do top 5. O IPCA, que é aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será divulgado na próxima quarta-feira. 

Indústria - Na pesquisa desta semana, os entrevistados pelo BC apontaram um crescimento industrial menor que o estimado na semana passada. Para eles, o setor deve crescer 2,39% neste ano e 3,55% em 2014. No último relatório Focus, a expectativa era de crescimento de 2,83% e 3,75%, respectivamente.

(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)
Fonte: Veja.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal