Inflação de 2014 deve ficar abaixo do teto da meta; IBGE divulga dado hoje

Publicado em 09/01/2015 07:50

A inflação oficial do Brasil em 2014, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será conhecida nesta sexta-feira (9), quando serão divulgados os dados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa do governo, do Banco Central e do próprio mercado é que, embora por margem apertada, a variação dos preços ficará abaixo da meta de 6,5% no ano.

O Brasil adota o sistema de metas de inflação como maior norteador de sua política monetária desde 1999. É um compromisso que o país assumiu para manter a oscilação de preços dentro de um limite de tolerância, de forma a dar segurança ao mercado.

A meta atual de inflação é de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, o teto é de 6,5%. Se o IPCA estourar esse teto, o presidente do BC tem obrigação de divulgar uma carta aberta ao ministro da Fazenda justificando o descumprimento e informando quais medidas serão adotadas para que a inflação volte a níveis tolerados.

Veja a notícia na íntegra no site do G1, em São Paulo

Fonte: G1, em São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com impulso de ações de tecnologia e dados de inflação fracos
Vale a pena insistir mais um pouco no acordo entre Mercosul e UE, diz Haddad
Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes
Discurso brando de Galípolo reduz força das taxas dos DIs