Bovespa fecha em queda 0,72% pressionada por Vale e Petrobras; bancos sobem

Publicado em 14/01/2015 17:31

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou em baixa nesta quarta-feira, afetada principalmente pelo declínio dos papéis da Vale, após o preço do minério de ferro na China recuar para próximo da mínima em mais de cinco anos, em meio a preocupações sobre o crescimento global.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,72 por cento, a 47.697 pontos. Na máxima, o índice subiu 0,5 por cento, a 48.280 pontos. O giro financeiro somou 5,8 bilhões de reais.

A Petrobras foi outro componente negativo, em um dia de volatilidade para os preços do petróleo e de noticiário intenso sobre a estatal, enquanto investidores seguem na expectativa do resultado do terceiro trimestre, previsto para o dia 27, segundo a imprensa local.

A alta nas ações do setor bancário chegou a sustentar o principal índice da bolsa paulista no azul na segunda etapa do dia, mas a deterioração em Wall Street minou a tentativa de recuperação no pregão local.

Notícias sobre Embraer, Grupo Pão de Açúcar, Gerdau e Sabesp também pressionaram as operações locais, enquanto recomendações de bancos estrangeiros positivas ajudaram a colocar Souza Cruz e Estácio entre as maiores altas.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras se alinha às preocupações do governo com preservação da Amazônia, diz CEO
Lula está preocupado com nível de renúncias fiscais, dizem ministros
Ações europeias sobem com recuperação de bancos e tecnologia
Padilha diz que governo espera votar regulamentação da reforma tributária na Câmara em julho
Wall Street recua com foco em dados e comentários do Fed