Na Veja: Alta de impostos deve elevar receita do governo em R$ 9 bi

Publicado em 15/01/2015 15:38

A elevação de alguns tributos deve aumentar a arrecadação do governo este ano em quase 9 bilhões de reais, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo. Uma dessas medidas é o aumento da alíquota da Cide, imposto que incide sobre a comercialização de combustíveis, que voltará para a alíquota que vigorou até ser zerada em julho de 2012.

Além da Cide, uma fonte qualificada do Palácio do Planalto afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) também bateu o martelo para criar a PIS/Cofins sobre a distribuição de cosméticos e elevar a alíquota desses tributos sobre bens importados, como forma de estimular a indústria nacional. 

O governo também avalia medidas de controle das despesas. O corte no Orçamento da União será conhecido somente quando a lei for aprovada pelo Congresso Nacional. Mas o Ministério da Fazenda pode se antecipar no lado dos gastos com uma elevação da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) cobrada pelo BNDES, hoje em 5,5% ao ano. 

Dentro da tesourada nas despesas federais previstas no Orçamento 2015, que deve somar entre 65 bilhões e 70 bilhões de reais em toda a máquina federal, serão incluídos os cortes sobre os repasses do Tesouro ao setor elétrico. No Orçamento, estavam previstos 9 bilhões de reais para esse subsídio.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham abaixo das máximas após dados de inflação da Alemanha; Deutsche Bank cai
Parlamentares argentinos debaterão versão reduzida de reformas econômicas de Milei
Prorrogado o prazo para início da emissão obrigatória da NF-e para produtores rurais
Petrobras assina memorando para projeto de eólica offshore no RN
Wall St sobe com ganhos de Tesla e Apple e antes de decisão do Fed