Economia da China está mais sustentável agora, diz vice presidente do BC

Publicado em 11/02/2015 06:50

PEQUIM (Reuters) - A economia da China está mais sustentável agora e o consumo doméstico está subindo de forma constante, afirmou o vice-presidente do banco central chinês, Yi Gang, durante a reunião do G20 nesta semana.

As declarações de Yi foram dadas após a China registrar em 2014 o crescimento econômico mais lento em 24 anos, com o esfriamento do mercado imobiliário, desaceleração do investimento e recente expectativa de que as exportações fracas pesem mais sobre a demanda doméstica neste ano.

Para alimentar o crescimento e o empréstimo bancário, o banco central chinês reduziu na semana passada o volume de dinheiro que os bancos têm que manter como reservas pela primeira vez em mais de dois anos. Isso foi após o BC ter cortado inesperadamente a taxa de juros em novembro.

Autoridades de Finanças do grupo das 20 principais economias do mundo esboçaram na terça-feira um cenário incerto para o crescimento global e prometeram usar as políticas monetária e fiscal se necessário para estancar o risco de estagnação.

Yi também disse, segundo o site do banco central nesta quarta-feira, que a autoridade monetária está monitorando de perto o mercado imobiliário da China e o setor bancário sem regulação, e elevando a transparência da dívida dos governos locais.

(Reportagem de Koh Gui Qing)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos