Mercados asiáticos caem conforme Grécia se aproxima do default

Publicado em 29/06/2015 08:05

Por Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - Os índices acionários asiáticos registraram fortes quedas nesta segunda-feira, com investidores assustados pelo espectro do calote da Grécia que forçou Atenas a fechar seus bancos para evitar uma corrida aos bancos.

Às 7h51 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,14 por cento. O índice tocou, com uma queda de 3 por cento, a mínima de cinco meses.

Na China, os mercados foram atingidos por mais volatilidade numa sessão agitada que levou o índice a cair mais de 7 por cento em um momento.

As turbulências do mercado na China vieram apesar de o banco central do país no sábado ter cortado simultaneamente as taxas de juros e de compulsório pela primeira vez desde a crise financeira global no fim de 2008.

"É um pouco surpreendente que ambos os cortes nas taxas de juros e no compulsório na China tenham acontecido ao mesmo tempo. Isso mostra que as autoridades chinesas sentem uma certa urgência", disse o chefe de operações de clientes da Saxo Capital Markets, Christopher Moltke-Leth.

"A Ásia está em queda devido ao movimento de se livrar de risco em resposta ao que está acontecendo na Europa, na Grécia".

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 2,88 por cento, a 20.109 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,61 por cento, a 25.966 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 3,29 por cento, a 4.054 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,42 por cento, a 2.060 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,39 por cento, a 9.236 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,23 por cento, a 3.280 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 2,23 por cento, a 5.422 pontos.

 

Bolsas de todo o mundo despencam com a crise grega

Mercados asiáticos fecharam em queda diante da possibilidade de calote da Grécia; principais bolsas europeias também operam em baixa nesta segunda-feira

 

 

 

 

Impasse nas negociações entre a Grécia e os credores derrubou as bolsas no mundo(Orestis Panagiotou/EFE/VEJA)

O temor com o aprofundamento da crise grega derrubou as principais bolsas no mundo nesta segunda-feira. Os principais mercados da Ásia fecharam em forte queda, enquanto as bolsas europeias também abriram em baixa.

LEIA TAMBÉM:

Perto do calote, Grécia fecha bancos e limita saques

União Europeia diz que ainda há margem para acordo

Números - Às 6h desta segunda, a Bolsa de Londres registrava queda de 1,49%, enquanto Frankfurt perdia 3,05%, Madri cedia 3,82%, Milão tinha desvalorização de 3,84% e Paris, de 3,19%. No mercado asiático, o dia também foi de perdas por causa da crise grega. A Bolsa do Japão teve queda de 2,88%, enquanto Hong Kong caiu 3,07% e Seul, 2,33%. O impasse na Grécia ainda afetou a cotação do euro. Às 5h, a moeda europeia recuava a US$ 1,1075, de US$ 1,1158 no fim da tarde de sexta.

O pessimismo reflete os últimos desdobramentos na Grécia. Longe de um acordo com os credores, o governo grego fechou os bancos do país e limitou os saques a partir desta segunda para evitar um colapso bancário. A Bolsa de Atenas também ficará fechada neste período. Caso a Grécia não consiga um acordo de última hora com os líderes europeus até esta terça, o país entrará em calote por causa de uma dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI - e colocará em risco sua permanência na zona do euro.

(Da redação)

Fonte: Reuters + VEJA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu