PMIs de indústria e serviços da China alimentam esperanças de equilíbrio da economia

Publicado em 02/07/2015 13:25

Por Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor industrial da China cresceu levemente em junho embora não tanto quanto o esperado, enquanto o crescimento no setor de serviços acelerou, mostraram pesquisas oficiais, oferecendo alguns sinais de que a economia do país pode estar lentamente se equilibrando após uma série de medidas.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial permaneceu em 50,2 em junho, inalterado ante a leitura do mês anterior, informou a Agência Nacional de Estatísticas. Analistas consultados pela Reuters esperavam 50,3.

O subíndice de novas encomendas --medida para a demanda interna e externa-- caiu a 50,1 em junho ante 50,6 em maio. As encomendas de novas exportações foram a 48,2 ante 48,9 em maio, indicando contração na demanda externa pelo nono mês seguido.

O PMI do HSBC/Markit, também divulgado nesta quarta-feira, mostrou que a atividade contraiu pelo quarto mês seguido em junho, mas a um ritmo mais lento que em maio, ao chegar a 49,4 ante 49,6 em junho. A pesquisa oficial foca em empresas estatais maiores, enquanto a privada se volta para as pequenas e médias.

Por sua vez, o PMI oficial de serviços avançou para 53,8 ante 53,2 em maio, sugerindo que o crescimento no setor acelerou ligeiramente em junho, compensando parte do peso sobre a economia proveniente das indústrias.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo