Governo mobiliza ministros para ajudar com pauta legislativa, diz fonte

Publicado em 27/07/2015 18:42

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal mobilizou nesta segunda-feira ministros com influência em seus partidos para discutir temas polêmicos que dominarão a pauta legislativa quando o Congresso Nacional retomar os trabalhos em agosto, disse uma fonte do governo.

Em reunião com a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer, encarregado da articulação política com parlamentares, integrantes do governo discutiram a necessidade de aprovação de alguns projetos. Entre eles, o que altera a meta fiscal, a proposta que prorroga a vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e as medidas do ajuste fiscal pendentes de votação.

Existe a preocupação, que também foi tema da reunião da tarde desta segunda-feira, com as derrotas que o governo pode sofrer, principalmente relacionadas à pauta "bomba".

Antes de o Congresso entrar em recesso, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rompeu "pessoalmente" com o governo e autorizou, em seguida, a criação de quatro comissões parlamentares de inquérito, duas delas desfavoráveis ao governo: uma sobre empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outra sobre os fundos de pensão, a ser instalada agosto.

O Palácio do Planalto vislumbra ainda a votação de um projeto que muda o índice de reajuste do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cunha já avisou que colocará a matéria em pauta.

Mais cedo, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o governo tem pela frente temas com os quais se preocupar no Congresso, mas que conta com a maioria formada pela base aliada para vencer essas votações.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campos Neto diz que desinflação na China não é relevante para Brasil
Wall Street fecha em alta em meio à expectativa sobre reunião do Fed
Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda