Ações gregas despencam depois de cinco semanas sem negociações

Publicado em 03/08/2015 08:10

Por George Georgiopoulos e Angeliki Koutantou

ATENAS (Reuters) - O mercado acionário da Grécia sofria fortes perdas nesta segunda-feira, despencando quase 23 por cento na abertura antes de recuperar-se um pouco, depois de cinco semanas fechado por temores de que o país estava prestes a ser forçado a deixar a zona do euro.

Um gestor de fundos descreveu o movimento como "comportamento de manada" e disse que poucas pessoas estão comprando.

O principal índice de Atenas caía 17,07 por cento, às 7h59 (horário de Brasília), após a queda inicial que foi maior que qualquer perda em um dia registrada na bolsa. Em comparação, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,64 por cento.

As ações do setor bancário, que são cerca de 20 por cento do índice grego, eram particularmente atingidas. O papel do National Bank of Greece, maior banco comercial do país, despencava 30 por cento, o limite diário de volatilidade. O índice geral do setor bancário também tinha perdas de 29,9 por cento.

"Parece que as ações de bancos terão mais espaço para cair na terça-feira antes que as ofertas surjam", disse o gestor de fundos, que não quis ser identificado. "Vai demorar alguns dias para que o mercado se equilibre".

"Companhias não financeiras terão um desempenho melhor que os bancos, já que suas perspectivas são melhores e estão menos expostos ao mercado doméstico", disse o analista da Beta Securities Manos Chatzidakis.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu