Base aliada de Temer disputa chefia da Câmara em clima incerto

Publicado em 13/07/2016 07:08

Dividida entre várias candidaturas e em um cenário de incertezas, a base parlamentar do presidente interino, Michel Temer (PMDB), elegerá nesta quarta-­feira (13) o novo presidente da Câmara para cumprir um mandato­tampão até 1º de fevereiro de 2017.

O gesto do PMDB de lançar um candidato aumentou as dúvidas em torno de quem sairá vitorioso.

Diante da pulverização de nomes —13 até o início da noite desta terça (12)—, o Palácio do Planalto tentará até o último momento um consenso, que pode até ser alguém fora hoje da lista de cotados.

A preferência de Temer e seus aliados é pelo deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que chega à esta quarta­feira na dianteira em relação aos demais concorrentes. O ex-­governador-tampão do Distrito Federal tem apoio também da maioria do "centrão", grupo de partidos médios e pequenos, e do ex­presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-­RJ), que luta para não ter o mandato cassado por acusação de envolvimento no petrolão.

Rosso enfrenta resistências em setores do "centrão" e adversários afirmam que ele pode se inviabilizar durante o dia devido à acusação de uma testemunha de que recebeu propina no caso conhecido como "mensalão do DEM". Ele nega envolvimento.

Figuravam até esta terça como principais concorrentes dele no provável segundo turno o deputado Rodrigo Maia (DEM­RJ), ex­aliado que agora tenta se firmar como candidato anti­-Cunha, Marcelo Castro (PMDB-­PI) e Fernando Giacobo (PR-­PR). O Planalto tenta, sobretudo, evitar a vitória dos dois últimos, considerados como "não confiáveis". 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street tem ganhos semanais com investidores digerindo rali
Impacto fiscal de medidas de apoio ao RS está em R$13,4 bi, valor deve aumentar
Dólar cai ante real com declarações de Campos Neto e influência externa
Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales
Medidas de compensação da desoneração serão anunciadas na semana que vem, diz Haddad