Itaú deve piorar expectativa de contração do PIB do Brasil em 2016 para 3,5%

Publicado em 27/10/2016 14:15

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú deve piorar a projeção de contração do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil este ano para 3,5 por cento, ante queda de 3,2 por cento, afirmou nesta quinta-feira o economista-chefe do banco, Mário Mesquita.

"Os dados de setembro não foram tão bons como o esperado", afirmou Mesquita, que assumiu o cargo de economista-chefe com a saída de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central.

Oficialmente, o número do Itaú para 2016 só deverá ser revisado quando o IBGE divulgar os dados do terceiro trimestre, em novembro.

A estimativa atual do banco é de que a economia brasileira contraiu 0,5 por cento no terceiro trimestre ante o segundo.

Para 2017, o Itaú projeta um avanço do PIB de 2 por cento, uma das previsões mais otimistas no mercado.

Segundo o banco, deve haver uma retomada do investimento no ano que vem por três razões --recuperação dos preços das exportações, queda dos juros e desalavancagem das empresas. A estimativa do banco para a taxa básica de juros Selic, atualmente em 14 por cento, é de que chegue a 10 por cento no fim de 2017.

Em 2018, o Itaú projeta um avanço de 4 por cento para o PIB. "Mesmo crescendo 2 por cento (em 2017) e 4 por cento (em 2018), estaremos longe do pico do produto", diz Mesquita. Segundo o banco, o pico do PIB brasileiro foi alcançado no primeiro trimestre de 2014, nível que só deve ser alcançado novamente em 2019.

REGULARIZAÇÃO

O banco também pode rever as projeções para o resultado primário deste e do próximo ano por causa dos recursos obtidos com a regularização de ativos brasileiros no exterior.

A projeção do Itaú era de arrecadação de 20 bilhões de reais com a regularização, mas a Receita já informou que 40 bilhões foram arrecadados com multas e impostos até a manhã desta quinta-feira.

O Itaú projeta um déficit primário de 164 bilhões de reais neste ano e de 144 bilhões de reais em 2017

(Por Luiz Guilherme Gerbelli e Bruno Federowski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA