Macri e Temer discutem barreiras econômicas entre Brasil e Argentina

Publicado em 07/02/2017 06:57

O presidente da Argentina, Maurício Macri, se reunirá com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, na primeira visita oficial que fará ao Brasil desde que assumiu o comando do país vizinho, em dezembro de 2015.

Este, porém, não será o primeiro encontro entre os dois. Em outubro do ano passado, Temer viajou a Buenos Aires, onde se reuniu com o colega argentino.

Macri já esteve no Brasil, em novembro de 2015, mas na condição de presidente eleito. Na ocasião, se encontrou com a então presidente Dilma Rousseff.

A Argentina é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Em 2015, o país foi o terceiro maior destino das exportações brasileiras.

Entre os temas que deverão ser discutidos entre Temer e Macri nesta terça estão a eliminação de pontos considerados "entraves" comerciais entre os dois países, entre os quais o tempo para emissão de licenças não automáticas de exportação de produtos brasileiros para a Argentina e as barreiras fitossanitárias impostas para a prevenção de contaminações biológicas e químicas.

De acordo com assessores do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores, ainda é preciso "descongelar" as relações, promover um diálogo permanente entre os dois governos e derrubar barreiras que ainda impedem resultados comerciais mais produtivos.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética