Ação da Petrobras desaba 14% e empresa perde R$ 47 bi em valor de mercado após reduzir preço do diesel

Publicado em 24/05/2018 13:51

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Petrobras desabavam mais de 10 por cento na bolsa brasileira nesta quinta-feira, com a perda de valor de mercado alcançando cerca de 47 bilhões de reais, em meio à reação negativa de investidores após a companhia reduzir o preço do diesel em razão dos protestos dos caminhoneiros.

Às 13:25, as preferenciais da petrolífera de controle estatal caíam 14,5 por cento, a 19,90 reais; e os papéis ordinários perdiam 14 por cento, a 23,34 reais. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 1,7 por cento.

Considerando essas cotações, a perda de valor de mercado da companhia somava 47,2 bilhões de reais, para 285,2 bilhões. Se os papéis fecharem nesse patamar, a Petrobras deixa de liderar o ranking de valor de mercado da bolsa, com a Ambev recuperando o posto, com valor de 317 bilhões de reais.

Na véspera, a Petrobras anunciou redução em 10 por cento no valor do diesel nas refinarias a partir desta quinta-feira, em uma decisão "excepcional" devido aos protestos dos caminhoneiros, que deve resultar em perda de 350 milhões de reais em receita para a companhia.

Analistas cortaram a recomendação dos papéis da companhia, citando preocupação com aumento dos riscos de ingerência política na estatal.

"Os recentes eventos trouxeram a política técnica de preços da Petrobras para o debate político e tememos que aumentem os riscos de interferência", afirmou o analista Regis Cardosos, do Credit Suisse, que reduziu a recomendação para os ADRs (recibo de ação negociado nos EUA) da companhia para 'neutra', mantendo o preço-alvo em 15 dólares.

"As regras do jogo mudaram", destacou o analista André Hachem, do Itaú BBA, que cortou a recomendação para 'market perform" e também reduziu o preço-alvo das ações preferenciais para 27 reais ante 32 anteriormente.

"Tudo que precisa é uma pequena percepção de intervenção negativa", afirmou o analista Bruno Montanari, do Morgan Stanley, que reduziu a recomendação do ADRs da empresa de 'overweight' e cortou o preço-alvo de 15 para 13 dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe
Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil