BC da China intensificará implementação de medidas para estimular crescimento

Publicado em 29/06/2022 08:48

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quarta-feira que intensificará a implementação de uma política monetária prudente e manterá a liquidez razoavelmente ampla, em uma tentativa de apoiar a economia em desaceleração.

O Banco do Povo da China, em comunicado após a conclusão de uma reunião trimestral de seu comitê de política monetária, prometeu usar ferramentas de política agregada e estrutural para aumentar a confiança na economia.

"No momento o crescimento econômico global está desacelerando, a inflação está em um nível alto, os conflitos geopolíticos continuam e o ambiente externo está se tornando mais complexo e severo", disse o banco central.

"O desenvolvimento econômico está enfrentando pressões triplas de demanda encolhida, choque de oferta e expectativas enfraquecidas."

As condições favoráveis ​​da China de produção estável e elevada de grãos e um mercado de energia estável ajudarão a manter a inflação do país basicamente estável, disse o banco central.

A economia da China se recuperou até certo ponto, mas sua base não é sólida, disse primeiro-ministro Li Keqiang na terça-feira, segundo a mídia estatal.

O presidente do banco central, Yi Gang, disse nesta semana que a política monetária da China continuará sendo expansionista para apoiar a recuperação.

(Reportagem de Kevin Yao e Redação de Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa recua com ajustes e dados dos EUA no radar
Dólar tem viés de baixa com mercado à espera de dados dos EUA
UE deve estar pronta para colocar em vigor acordo com Mercosul a despeito de resistências, diz chefe de comércio
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores