Ibovespa recua com ajustes e dados dos EUA no radar
![]()
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO, 20 Fev (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta sexta-feira, refletindo ajustes após alta de mais de 1% na véspera, com o último pregão da semana marcado por vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista e uma agenda intensa de dados econômicos dos Estados Unidos.
Por volta de 10h55 , o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, cedia 0,74%, a 187.135,05 pontos, mas ainda acumulava alta de 0,36% na semana, mais curta em razão do Carnaval. No mês, o ganho alcança 3,18%.
O volume financeiro na sessão somava R$2,97 bilhões.
Nos EUA, o PIB cresceu 1,4% no quarto trimestre de 2025, abaixo da expansão de 3% estimada por economistas, enquanto o nível da medida de inflação favorita do Federal Reserve, o índice PCE, subiu 0,4% em dezembro, ante uma previsão de alta de 0,3%.
Após os dados, as apostas sobre os próximos passos do Fed quase não mudaram, com os contratos de juros futuros refletindo uma probabilidade de cerca de 57% de uma redução de 0,25 ponto percentual em junho, de cerca de 55% antes.
A agenda norte-americana do dia ainda reserva números de fevereiro sobre as atividades da indústria e do setor de serviços e a confiança do consumidor.
Em Nova York, os futuros acionários norte-americanos sinalizavam uma abertura negativa de Wall Street.
DESTAQUES
- VALE ON cedia 0,62%, ainda sem o referencial dos preços futuros do minério de ferro na China, em razão de feriado naquele país.
- ITAÚ UNIBANCO PN perdia 0,7%, em sessão de ajuste negativo generalizado no setor no Ibovespa. Analistas do Citi estimaram um impacto potencial limitado sobre os resultados de vários bancos com a recomposição esperada do FGC.
- PETROBRAS PN recuava 0,24%, em dia de queda do petróleo no exterior, com PETROBRAS ON caindo 0,75%. O barril sob o contrato Brent cedia 0,36%.
- CSN ON valorizava-se 1,06%, após fortes perdas desde o começo do mês, que superavam 15% até a véspera. No radar está reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de que o grupo J&F analisa a aquisição do controle da CSN Cimentos.
- PETRORECONCAVO ON avançava 0,7%, após anunciar otimização da diretoria da companhia com a redução de um cargo de diretor estatutário, enquanto aprovou ajustes na sua estrutura e atribuições para fortalecer seu foco estratégico.
- RANDONCORP PN, que não está no Ibovespa, caía 2,29%, após mostrar queda de 7,2% na receita em janeiro. FRASLE MOBILITY ON, que também teve queda no faturamento no primeiro mês do ano, de 17,6%, era negociada em baixa de 4,16%.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Wall Street abre em baixa após dados econômicos
Ibovespa recua com ajustes e dados dos EUA no radar
Dólar tem viés de baixa com mercado à espera de dados dos EUA
UE deve estar pronta para colocar em vigor acordo com Mercosul a despeito de resistências, diz chefe de comércio
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI