Waller e Bowman não apoiaram escolha do novo presidente do Fed de Chicago, diz reportagem

Publicado em 17/02/2023 16:39 e atualizado em 17/02/2023 17:56

(Reuters) - O novo presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, antigo assessor do ex-presidente norte-americano Barack Obama, conseguiu o cargo sem o apoio de dois dos sete diretores da instituição, sugerindo alguma cautela em relação a sua escolha, informou a Bloomberg News nesta sexta-feira.

 

 

Os diretores do Fed Christopher Waller e Michelle Bowman, ambos nomeados pelo ex-presidente Donald Trump, se abstiveram da votação sobre a contratação de Goolsbee, disse a Bloomberg News, citando um registro da votação obtido por meio de uma solicitação de documentos públicos.

O chair do Fed, Jerome Powell, nomeado para seu primeiro mandato por Obama e para seu segundo mandato por Trump, apoiou a escolha, assim como os outros diretores.

Os presidentes regionais do Fed são escolhidos por seus próprios conselhos locais e não pelo presidente dos Estados Unidos, mas a escolha está sujeita à aprovação dos diretores do banco central norte-americano, e os candidatos geralmente se reúnem com os membros da diretoria antes de sua votação.

Goolsbee começou no novo cargo em dezembro. O Wall Street Journal informou no início desta semana que o presidente Joe Biden o está considerando para suceder a vice-chair do Fed, Lael Brainard, que deixará o banco central norte-americano na próxima semana para começar em um cargo na Casa Branca.

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe ante real em meio à cautela sobre negociações entre EUA e Irã
Comissão especial da Câmara aprova PEC do fim da escala 6x1
Ibovespa recua e fecha abaixo de 175 mil pontos pressionado por Petrobras
Flávio Bolsonaro se reúne com autoridades do Departamento de Estado dos EUA em Washington
Taxas dos DIs fecham com leves altas com IPCA-15 e exterior no foco
Dívida pública do Brasil sobe 1,9% em abril enquanto investidor busca proteção em título atrelado à Selic