Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, diz OMS

Publicado em 05/05/2023 10:52

LONDRES (Reuters) - A Covid-19 não representa mais uma emergência de saúde global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas, paralisou a economia global e devastou comunidades.

 

 

O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a Covid-19 representava seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020. O status ajuda a concentrar a atenção internacional na ameaça à saúde, além de reforçar a colaboração em vacinas e tratamentos.

Retirar a declaração é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.

A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

(Reportagem de Jennifer Rigby em Londres, Gabrielle Tétrault-Farbe em Genebra, Bhanvi Satija e Raghav Mahobe em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas