Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas

Publicado em 30/12/2025 16:49

Logotipo Reuters

30 Dez (Reuters) - A Índia impôs uma tarifa de importação de três anos, entre 11% e 12%, sobre alguns produtos siderúrgicos, de acordo com uma ordem do Ministério das Finanças publicada nesta terça-feira, já que o governo pretende conter os embarques baratos da China.

A taxa, conhecida localmente como taxa de salvaguarda, será imposta em 12% no primeiro ano, seguida de 11,5% no segundo ano e, depois, 11% no terceiro ano.

A medida, que foi publicada no diário oficial do governo, exclui as importações de determinados países em desenvolvimento, embora a China, o Vietnã e o Nepal estejam sujeitos à taxa. Ela também não se aplicará a produtos de aço especiais, como o aço inoxidável.

O ministério federal do aço afirmou várias vezes que não quer que o setor siderúrgico nacional sofra prejuízos devido a importações baratas e produtos abaixo do padrão.

O governo impôs uma tarifa temporária de 200 dias de 12% em abril.

A Diretoria Geral de Remédios Comerciais recomendou a tarifa de três anos após constatar um "aumento recente, repentino, acentuado e significativo nas importações (...) causando e ameaçando causar sérios prejuízos à indústria doméstica", diz a ordem.

As tarifas de importação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aço alimentaram uma onda de atrito comercial com o aço chinês, com países como a Coreia do Sul e o Vietnã impondo taxas antidumping no início deste ano.

(Reportagem de Rajveer Singh Pardesi em Bengaluru)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário