Banco Mundial busca doações e capital novo para combater crises globais

Publicado em 23/05/2023 08:59 e atualizado em 23/05/2023 10:09

Por Karen Lema

MANILA (Reuters) - O Banco Mundial vai cobrar mais doações e injeção de capital novo dos países membros, ao mesmo tempo em que vai alavancar seu balanço para aumentar empréstimos a fim de responder às mudanças climáticas e outras crises globais, disse sua diretora administrativa de operações nesta terça-feira.

A instituição reunirá apoio de doadores para um mecanismo de crise recém-criado voltado para os países mais pobres do mundo que enfrentam crises sobrepostas, incluindo eventos climáticos severos, disse Anna Bjerde em entrevista.

"Esperamos poder realmente concluir e ter um grande interesse em financiar isso até o final do ano", disse Bjerde, acrescentando que vários bilhões de dólares são necessários para o mecanismo de crise.

Esse projeto faz parte do fundo da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), o fundo do Banco Mundial para os países mais pobres. O último reabastecimento de recursos foi rapidamente esgotado pela pandemia.

Bjerde espera um grande progresso em atrair interesse para o programa nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial no Marrocos em outubro.

“Precisamos realmente obter subsídios de países desenvolvidos e de renda mais alta, países ricos, para fornecer transferências de recursos para os países de renda mais baixa”, disse ela.

O Banco Mundial, cujo conselho executivo de 25 membros elegeu um novo presidente em 3 de maio, quer aumentar os empréstimos para garantir que possa lidar melhor com questões como mudanças climáticas, pandemias e conflitos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025
Taxas dos DIs oscilam perto da estabilidade com liquidez reduzida
Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026