Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados
![]()
SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) - O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano.
Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- avançava 0,23%, a R$5,5595.
O menor volume de negociações no mercado limita os movimentos do câmbio e demais ativos domésticos no início da última semana do ano.
"O mercado está com a liquidez comprometida. O ambiente nestes três dias vai ser favorável a volatilidade por conta disso", disse o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo, acrescentando que as atenções dos agentes, agora, se voltam para a ata da última reunião de política monetária do FOMC, que será publicada amanhã.
Nesse contexto, no exterior, o dólar sustenta ganhos ante as principais divisas, mas recua ante pares do real como o peso mexicano.
Às 9h55, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,09%, a 98,120.
Na agenda econômica doméstica, mais cedo, a pesquisa Focus mostrou que analistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir marginalmente suas expectativas para a inflação neste ano e no próximo.
Os economistas reduziram a estimativa para o IPCA em 2025 a 4,32%, de 4,33% estimados há uma semana, no que foi o sétimo corte consecutivo da projeção. Para 2026, a expectativa teve a sexta queda consecutiva, para uma mediana de 4,05%, de 4,06% na semana anterior.
Também pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve variação negativa de 0,01% em dezembro, encerrando o ano com queda acumulada de 1,05%.
(Por Igor Sodré)
0 comentário
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Dólar tem alta leve no Brasil com sinais mistos no exterior
Dólar tem leve alta em sintonia com exterior e com mercado à espera de Lula
Dólar sobe no Brasil com mercado à espera de dados de inflação nos EUA
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval